Você sabe qual a diferença entre móveis planejados e móveis modulados? Acha que é tudo a mesma coisa? Não é, e nós vamos mostrar as diferenças.
Quando você vai a uma loja de móveis planejados, você tem um atendimento personalizado, que vai levar em conta vários aspectos, como espaço, desejos, referências.
O móvel ou todo o ambiente, vai ser planejado de acordo com o seu projeto, a sua casa ou reforma, seja ele quarto, sala, cozinha, área gourmet ou apenas um closet ou um guarda-roupa. O seu projeto será único, com os materiais e cores que você escolher, para se adaptar perfeitamente ao espaço.
Os projetos de móveis planejados são únicos e personalizados, o projetista vai colocar no papel tudo que você deseja de mais funcional e bonito, levando em conta seu espaço e suas referências. Por isso, é sempre bom você levar fotos de espaços que você gosta. Hoje em dia isso não é difícil, pois temos milhares de referências nas redes sociais, existindo aplicativos exclusivos para decoração!
Os móveis planejados utilizam material certificado, de origem e procedência, e são de dois tipos: o MDF e o MDP, cada um com suas características.

O MDF é a sigla para Medium Density Fiberboard, traduzindo, placa de fibra de média densidade e o MDP é a sigla para Medium Density Particleboard, que significa painel de partículas de baixa densidade.
O MDF suporta usinagem e se comporta quase igual à madeira. Já o MDP é mais utilizado para designer reto, como mesas, bancadas, prateleiras, aguenta peso e suporta mais umidade.
Os dois são feitos de madeira processada, prensada com colas e resinas e são perfeitos para a qualidade, durabilidade e, principalmente para o uso e manejo correto de nossas florestas!
Com os móveis planejados você pode levar toques de sofisticação e personalidade para seu ambiente, seja usando cores da paleta atual, seja usando texturas exclusivas, que usam lâminas de madeiras nobres, que conferem tradição e qualidade ao seu projeto.
Já os modulados, como o nome já fala, são módulos prontos, acopláveis ou não, que você pode encaixar em bancadas, prateleiras, gavetas, mas são prontos, você compõe o seu espaço, mas eles não ocupam exatamente a parede toda e geralmente são encontrados em lojas e magazines de varejo.
São também produzidos a base de MDF e MDP, mas são como aqueles blocos de brinquedo de crianças, onde você pode utilizar toda a sua criatividade para montar, também um ambiente super exclusivo!
Eles são os escolhidos de quem mora sozinho ou está começando a vida a dois, por serem mais acessíveis financeiramente, mas não deixam de ter qualidade e design. Existem peças coloridas que se encaixam entre outras de cores neutras e tudo depende do uso e da sua inspiração.
Outras opções para o uso de modulados é misturar materiais inusitados para compor um visual mais jovem, como caixotes reciclados e pintados, vasinhos e objetos de cimento que você mesmo pode fazer, plantinhas de resina em cantinhos mais delicados (cuidado com a água), quadros encostados em prateleiras ao invés de pregar na parede. Todo e qualquer detalhe para imprimir o seu toque pessoal é mais que bem vindo!
Seja qual for o escolhido, você deve ter em mente que eles precisam cuidados ao longo do uso, para que tenham uma vida longa: limpar com pano seco, não usar produtos químicos ou abrasivos, ter muito cuidado com vasos de plantas em sua superfície, pois a maioria não aceita umidade e pode inchar as lâminas, destruindo o seu ambiente!
Complemente com muita vida em torno de seu ambiente, seja com o mozão, seja com amigos, brindando e comemorando cada etapa de conquista, seja ela planejada ou modulada!