Pouco ou muito sol faz a diferença na hora de escolher
Você já decidiu o que fazer no seu jardim para ele ficar agradável, viçoso e parecendo jardim de casa de cinema? Não precisa muito para criar cantinhos deliciosos.
Você tem que levar em conta alguns fatores na hora de escolher as plantas e flores que vão compor o seu jardim, como localização, quantidade de água e sol necessários e ter uma referência de estilo que deseja elaborar.
Geralmente, os jardins externos no Brasil recebem muita luz solar direta, perto de 4 a 6 horas por dia. Alguns mais, outros menos, como os jardins de cidades grandes, que podem ficar na sombra por longos períodos, por conta dos prédios na vizinhança.
Outra coisa para se levar bastante em conta é o depois. Você pretende cuidar sozinha do seu jardim? Tem tempo disponível? O que pode parecer um hobby no início pode se mostrar pesaroso ao longo do tempo, pois demanda cuidados específicos em cada estação.
Muitas pessoas têm aderido aos cuidados das plantas como uma forma de terapia. É muito prazeroso acompanhar o crescimento e a multiplicação das plantas e flores nos momentos de floradas, sementes, novas mudas…
As plantas para jardins são perenes e você deve escolher de acordo com seu estilo e preferência.
Exuberantes, exóticas, tropicais. Uma planta para cada gosto
Algumas plantas são bastante resistentes ao sol, como os Cactos, Suculentas, Espadas de São Jorge, Crassulas, Moreias…
O importante na construção do seu jardim é provocar a sensação dimensional, onde se usa plantas rasteiras para cobrir, plantas médias e outras mais altas, compondo harmonicamente o seu jardim ou seus cantinhos preferidos.
Plantas forrageiras muito usadas são Torênia, Azulzinha, Dinheiro-em-penca, Aspargus, Lambari-roxo, Barba-de-moisés e a grama amendoim.
Já as Yucas, Hortênsias, Escalônias e Celinas são espécies arbustivas, muito utilizadas como plantas ornamentais nos jardins, e podem ser plantadas em canteiros ou vasos.
Para os jardins maiores, você pode optar por algumas árvores de pequeno porte para compor como elemento principal, como o Flamboyant-mirim, o Ipê de jardim, Jabuticabeiras, Magnólia, Manacá da serra ou Resedá, todas com florações exuberantes em cada época.
Muito importante se informar sobre o enraizamento destas árvores, que podem comprometer estruturas que estejam muito perto, como muros, piscina e calçamento.
O diferencial em jardins projetados é a utilização de espécies que sejam harmônicas quanto ao sol e água, mas principalmente as diferentes texturas que suas folhagens vão proporcionar para o espectador, além de pontos de coloração, trazidos pelas infinitas possibilidades que você estiver usando. Há quem goste de jardins tropicais que se destacam pelas colorações de verde, sem flores. De qualquer forma, sempre teremos um colorido diferenciado.
Terra Boa para começar
Utilizar a terra preta ou mais escura, com húmus, solos ricos em matéria orgânica, promovendo boa retenção de ar, nutrientes e umidade.
Existem algumas receitas de elementos orgânicos para colocar em seus jardins, como um adubo NPK caseiro. São eles: borra de café coada (nitrogênio), casca de banana (potássio) e casca de ovo (cálcio). A casca de ovo precisa ser deixada de molho em vinagre, para que ela libere o cálcio. Bater tudo no liquidificador, acrescentar água até ficar bem diluído e está pronto para uso.
Compostagem, saúde para o seu jardim
No quesito compostagem, também, o uso de composteiras caseiras está bem difundido, dando ótimos resultados, tanto para a diminuição do lixo orgânico como gerando material de ótima qualidade para quem cuida de suas plantas, seja em vasos ou jardins!
Nós gostamos e incentivamos as resoluções para o “faça você mesmo”, o famoso DIY (da sigla em inglês, Do it yourself), pois sempre encontramos referências em sites e blogs, com plantas de diversas espécies, para diversas finalidades e adoramos a terapia de mexer na terra e ver a transformação de mudinhas em um jardim frondoso.
Mas também gostamos de orientar que, sempre que possível, procurar um profissional da área de paisagismo, que são bem formados e informados, cheios de ideia e concorrem sempre com um design moderno e personalizado para fazer do seu jardim uma verdadeira obra de arte.
Não esqueça da iluminação cênica nos pontos certos, que vão causar impacto para quem desfruta de sua casa à noite, sendo na maioria das vezes, o local preferido para se estar em noites quentes que nos trazem a primavera e o verão!